
Vídeos relacionados:
O sabor da infância cubana chegou a Miami com o sorvete Coppelita, uma proposta que busca resgatar uma das tradições mais queridas pelos imigrantes da ilha.
A iniciativa surge de uma família cubana que, movida pela nostalgia das visitas obrigatórias às icônicas máquinas da Coppelita que abundavam na La Rampa e em outras áreas de Havana, ou nos centros de algumas províncias, decidiu incorporar esse clássico ao seu negócio.
"Os sorvetes me trazem muitas lembranças, especialmente relacionadas com meus filhos. Sempre que podíamos, comprávamos um Coppelita, era imprescindível. Dessa saudade surge a ideia de oferecer este serviço em nossa empresa", comenta Nelson Martínez (conhecido em suas redes como "Chef Nelson") ao CiberCuba.
Explica que a proposta tem "a opção do típico sorvete em seu cone, mas salvando a distância em relação à qualidade e variedade de serviço, pois oferecemos muitas mais opções. A diferença está na composição do sorvete, que é baseado naquele sabor que tinham os Coppelitas de Cuba".
Sua receita mantém a essência do sorvete cubano tradicional, com sabores clássicos como chocolate, baunilha e morango, mas amplia a variedade graças às opções de Miami, onde os sorvetes de piña colada, café, manga e pistache também são muito populares, afirma.
"Realmente, chocolate e baunilha são os mais pedidos pelos nossos clientes", acrescenta o chef, graduado da escola de Gastronomia na ilha.
O negócio deste empreendedor teve sua origem no auge da pandemia de COVID-19, mas enfrentou desafios iniciais devido à falta de eventos e celebrações durante esse período.
No entanto, a aposta pelo serviço de delivery lhes permitiu crescer até se consolidar no mercado.
Hoje, a empresa oferece tanto entregas em domicílio quanto estações de sorvete em eventos, superando até mesmo os desafios logísticos do transporte de maquinário pesado.
"Não sabíamos que teria tanta aceitação, mas ficamos surpresos com a demanda. Desde que anunciamos esta nova estação de sorvetes, em todos os eventos agendados, nos solicitaram o serviço", assegura o Chef Nelson.
Por último, convida aqueles que desejam desfrutar dessa experiência que evoca a Cuba de antigamente a solicitar o serviço através das redes sociais em @chef_n3lson. "Será um grande prazer levar esse pedacinho de Cuba para o seu próximo evento", concluiu.
Muitos cubanos que chegaram a Miami nos últimos anos viram crescer seus empreendimentos apesar das dificuldades que envolve emigrar para um país totalmente desconhecido.
Neste domingo, também se destacou a história da jovem cubana Leidy Aragón, que começou um negócio de limpeza e hoje inspira milhares com sua história de superação.
Otras histórias como a de Dany González, de 30 anos, que no ano passado abriu um food truck dedicado à carne grelhada, ao estilo brasileiro, e que em seu cardápio também inclui os pratos típicos da cozinha cubana: o congrís, a mandioca frita, a ropa vieja...
Perguntas frequentes sobre o sorvete Coppelita em Miami e a situação da Coppelia em Cuba
O que é o sorvete Coppelita e por que é relevante em Miami?
O sorvete Coppelita é uma proposta trazida a Miami por uma família cubana com o objetivo de resgatar a experiência tradicional do Coppelia, uma icônica sorveteria em Cuba. Esse sorvete evoca a nostalgia dos cubanos que lembram de suas visitas ao Coppelia na ilha, oferecendo sabores clássicos como chocolate, baunilha e morango, além de novas variedades populares em Miami. A iniciativa foi bem recebida pela comunidade cubana no exterior.
Como tem sido a experiência recente dos clientes na Coppelia, Havana?
As experiências recentes na Coppelia, Havana, têm sido majoritariamente negativas. Os clientes relatam problemas na qualidade do serviço, como mau atendimento, sorvetes com defeitos e preços elevados, que não correspondem a uma melhoria na qualidade. Apesar da recente reforma, as críticas persistem pela falta de variedade de sabores e deficiências no atendimento ao cliente.
Quais são os desafios que o negócio de sorvetes Coppelita enfrentou em Miami?
O negócio de sorvetes Coppelita em Miami enfrentou desafios iniciais devido à pandemia de COVID-19, uma vez que houve uma redução em eventos e celebrações. No entanto, a aposta pelo serviço de entrega permitiu superar esses obstáculos e se consolidar no mercado local. Atualmente, oferecem serviços de entrega a domicílio e estações de sorvete em eventos, o que foi bem aceito pela comunidade.
Como se compara a oferta da Coppelia em Cuba com a da Coppelita em Miami?
A oferta da Coppelia em Cuba tem sido criticada por sua variedade limitada de sabores e preços elevados, além da baixa qualidade do serviço. Em contraste, a Coppelita em Miami conseguiu manter a essência dos sabores tradicionais cubanos e expandir sua variedade graças às influências locais, como sabores de piña colada e pistache, o que tem sido bem recebido pelos cubanos residentes nos Estados Unidos.
Arquivado em: