A Aduana de Cuba intercepta mais de 20 mil euros não declarados, escondidos em um compartimento secreto de uma mala

A Aduana de Cuba interceptou 26.000 euros ocultos em uma bagagem no aeroporto de Havana. O dinheiro violava as normas do Banco Central. Em 2024, foram apreendidos 91.000 USD e 3,2 milhões de pesos.


La Aduana de Cuba interrompeu uma tentativa de sacar do país 26.000 euros ocultos em uma bagagem, durante um controle no Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, nesta sexta-feira, informaram as autoridades.

O vicechefe da Aduana Geral da República (AGR), William Pérez González, anunciou em uma breve mensagem na rede social X que agentes dessa entidade impediram "a tentativa de extrair 26.000 euros, ocultos no fundo falso de uma bagagem selada com nylon.

Segundo esclareceu, essa quantia de dinheiro, sem declarar, "violava" o que está regulado pelo Banco Central de Cuba: "Foram aplicadas as medidas estabelecidas", sem especificar quais foram.

Em Cuba, as pessoas que ingressam com mais de 5.000 dólares americanos ou seu equivalente em outras moedas devem declarar a quantia à Aduana, caso contrário, podem estar sujeitas à confisco desse dinheiro por parte do regime.

Tan solo no ano passado, nos três primeiros meses de 2024, a Aduana de Cuba apreendeu 3,2 milhões de pesos cubanos e 91.000 USD.

O responsável pela Aduana de Cuba, Nelson Cordovés Reyes, reconheceu então que se tratava de uma tendência que "tem aumentado".

Uma das cifras mais altas de apreensões de dinheiro foi registrada em 2022, quando ocorreram 233 infrações e foram confiscados 5,3 milhões de pesos cubanos e 420.000 dólares.

Nos últimos meses, o regime cubano tem evidenciado nas redes sociais o fortalecimento dos controles aduaneiros, que lhes permitiram detectar drogas e até lingotes de ouro nos aeroportos.

No final de março, a Alfândega de Cuba frustrou uma tentativa de tirar ilegalmente do país dois quilos de ouro em quatro barras encobertas em uma bagagem. O metal estava oculto em um fundo falso de uma bagagem no aeroporto de Havana.

Perguntas frequentes sobre as apreensões de dinheiro e reforços aduaneiros em Cuba

Quantos euros foram apreendidos no Aeroporto Internacional José Martí?

As autoridades da Aduana de Cuba confiscou 26.000 euros ocultos em um fundo falso de uma mala no Aeroporto Internacional José Martí de Havana.

Qual é o limite de dinheiro que pode ser depositado ou retirado de Cuba sem declarar?

Em Cuba, as pessoas podem entrar ou retirar até 5.000 dólares estadunidenses ou seu equivalente em outras moedas sem necessidade de declarar a quantia à Alfândega.

Quais medidas a Aduana de Cuba tomou para reforçar os controles nos aeroportos?

A Aduana de Cuba implementou estratégias de controle mais rigorosas, incluindo o uso de tecnologia avançada e a colaboração com outros órgãos para detectar e prevenir o contrabando de dinheiro, drogas e outros bens ilegais nos aeroportos.

Por que o tráfego ilegal nas fronteiras cubanas aumentou?

O aumento do tráfico ilegal nas fronteiras cubanas se deve em parte a flexibilidades tarifárias que alguns tentam explorar com fins comerciais, além da persistente crise econômica que leva mais pessoas a se envolverem em atividades ilícitas.

Arquivado em:

Equipe Editorial da CiberCuba

Uma equipe de jornalistas comprometidos em informar sobre a atualidade cubana e temas de interesse global. No CiberCuba, trabalhamos para oferecer notícias verídicas e análises críticas.

OSZAR »