Atualizam sobre a evolução de estudante gravemente ferido em instituição vocacional de Santiago de Cuba

O estudante Heiler Díaz, ferido ao cair de um beiral no IPVCE de Santiago de Cuba, continua em observação. Três jovens foram detidos pelo ataque. A segurança no centro está sendo questionada.

Heiler Daniel Díaz MassoFoto © Facebook / Heiler Daniel Díaz Masso

Vídeos relacionados:

O estudante Heiler Daniel Díaz Masso, gravemente ferido no último domingo após um incidente violento ocorrido no Instituto Preuniversitário Vocacional de Ciências Exatas "Antonio Maceo" (IPVCE), está evoluindo de forma satisfatória.

O repórter Yosmany Mayeta Labrada, a partir de fontes próximas ao jovem, confirmou que o estudante de 16 anos, natural da localidade de Chamarreta, no Município de San Luis, está internado no Hospital Infantil Sur Dr. Antonio María Béguez César, onde está se recuperando de uma fratura de crânio e inflamação nos rins.

"He is taking milk, juice, and is feeling better, he has already asked to go home, but he still can't. A relative who requested anonymity told Mayeta."

O rapaz ainda não recebeu alta médica, pois deve continuar em observação devido aos ferimentos na cabeça após cair de um beiral enquanto tentava escapar de agressores que invadiram sua residência estudantil.

Captura do Facebook

Díaz Masso caiu de seu alojamento neste domingo enquanto tentava pular do segundo para o primeiro andar do edifício, para escapar dos cidadãos que haviam entrado no centro e que pretendiam agredi-lo.

As autoridades cubanas asseguraram que esta terça-feira detiveram três jovens envolvidos no ato violento. Presumidamente, os detidos costumam frequentar a área de recreação da instituição e entraram em um dormitório para atacar estudantes.

No dia do incidente, os suspeitos estavam dentro do colégio, sentados no parque, e os estudantes lhes atiraram água pela janela dos dormitórios.

Ese teria sido o estopim dos acontecimentos. Os intrusos, após terem sido molhados pelos alunos, subiram para o abrigo e iniciaram uma briga.

Foi então que Díaz Masso, estudante do décimo ano, caiu no pavimento em sua tentativa de escapar, e ficou gravemente ferido, com fratura no crânio e os rins inflamados devido ao impacto.

Apesar do lamentável incidente, a Direção Provincial de Educação informou que as atividades docentes no IPVCE continuavam conforme o calendário escolar previsto.

Várias versões do caso mencionam o uso de armas brancas por parte dos atacantes, mas o governo não se pronunciou a esse respeito.

As autoridades estão investigando para esclarecer o incidente e tomar as devidas ações legais contra os responsáveis. Foram denunciadas deficiências na segurança da escola, que não foram abordadas apesar de antecedentes semelhantes.

Perguntas frequentes sobre o incidente no Instituto Pré-Universitário Vocacional de Ciências Exatas "Antonio Maceo"

Como está o aluno Heiler Daniel Díaz Masso após o incidente na escola vocacional?

Heiler Daniel Díaz Masso evolui satisfatoriamente após sofrer uma fratura no crânio e uma inflamação nos rins. Embora tenha solicitado alta, os médicos decidiram mantê-lo em observação no Hospital Infantil Sur Dr. Antonio María Béguez César para garantir sua recuperação completa.

O que ocorreu no Instituto Preuniversitário Vocacional de Ciências Exatas "Antonio Maceo"?

No domingo passado, um grupo de jovens não relacionados à instituição invadiu o Instituto Preuniversitário Vocacional de Ciências Exatas "Antonio Maceo" em Santiago de Cuba. Esse incidente fez com que Heiler Daniel Díaz Masso, um estudante de 16 anos, tentasse escapar pulando do segundo andar, resultando gravemente ferido. A agressão foi desencadeada depois que os estudantes jogaram água nos intrusos, que subiram para o dormitório e provocaram uma briga.

Que medidas estão sendo tomadas em relação aos responsáveis pelo ataque na escola vocacional?

As autoridades cubanas detiveram três jovens supostamente implicados no incidente violento. Está sendo realizada uma investigação para esclarecer os fatos e tomar as devidas ações legais contra os responsáveis. Além disso, foram apontadas deficiências na segurança da escola que não foram abordadas, apesar de incidentes semelhantes no passado.

Como o incidente afetou as atividades escolares no IPVCE "Antonio Maceo"?

Apesar do lamentável incidente, a Direção Provincial de Educação informou que as atividades docentes no IPVCE continuam de acordo com o calendário escolar previsto. No entanto, o acontecimento gerou preocupações sobre a segurança no ambiente escolar.

Arquivado em:

Equipe Editorial da CiberCuba

Uma equipe de jornalistas comprometidos em informar sobre a atualidade cubana e temas de interesse global. No CiberCuba, trabalhamos para oferecer notícias verídicas e análises críticas.

OSZAR »