O presidente Donald Trump ordenou a reabertura e ampliação da emblemática prisão federal Alcatraz para recluir aqueles que ele denominou como “os criminosos mais impiedosos e violentos dos Estados Unidos”.
Em uma mensagem publicada neste domingo em sua rede Truth Social, Trump lançou um ataque frontal contra os criminosos reincidentes, as autoridades judiciais e a imigração irregular.

"Reconstruam e reabram Alcatraz! Por tempo demais, os Estados Unidos têm sido assolados por criminosos cruéis, violentos e reincidentes, a escória da sociedade, que nunca trarão nada além de miséria e sofrimento", escreveu o republicano.
Evocou governos anteriores nos Estados Unidos, afirmando que: "Quando éramos uma nação mais séria, em tempos passados, não hesitávamos em prender os criminosos mais perigosos e mantê-los longe de qualquer um que pudesse ser prejudicado por eles. Assim é como deve ser."
A decisão parece responder aos recentes revés judiciais em sua ofensiva contra a imigração e ao endurecimento de suas políticas.
"Não seremos mais reféns de criminosos, matões e juízes que têm medo de fazer seu trabalho e que permitem que criminosos que entraram ilegalmente permaneçam em nosso país. A reabertura de ALCATRAZ será um símbolo de Lei, Ordem e JUSTIÇA", declarou.
Alcatraz, situada em uma ilha na baía de São Francisco, foi uma prisão federal entre 1934 e 1963. Seu fechamento deveu-se aos altos custos de manutenção. Mantê-la aberta era quase três vezes mais caro do que outras prisões do sistema penitenciário estadunidense.
"Estou dando instruções ao Buró de Prisiones, juntamente com o Departamento de Justiça, o FBI e o Departamento de Segurança Nacional, para que reabram uma prisão de ALCATRAZ substancialmente ampliada e reconstruída, com o objetivo de abrigar os criminosos mais cruéis e violentos dos Estados Unidos", destacou Trump.
O porta-voz do Buró de Prisiones disse que a agência “cumprirá todas as ordens presidenciais” e está à espera de mais detalhes para avançar no processo.
Por enquanto, não foi revelado quem seriam os primeiros encarcerados em Alcatraz, mas a mensagem de Trump aponta para imigrantes sem documentos, membros de gangues e reincidentes como principais alvos.
Por que reabrir a prisão de Alcatraz?
Reabrir a prisão de Alcatraz não é apenas uma medida administrativa; carrega um poderoso simbolismo que Donald Trump parece querer explorar.
Alcatraz representa na memória coletiva uma era de mão dura, isolamento extremo e punição exemplar. Localizada em uma ilha rochosa, seu design e localização transmitiam a ideia de que ninguém poderia escapar do poder do Estado.
Famosa por abrigar criminosos icônicos como Al Capone e George "Machine Gun" Kelly, e por sua reputação de prisão inquebrantável e quase desumana.
Ao longo do tempo, Alcatraz se tornou um símbolo cinematográfico e cultural do aprisionamento mais rigoroso e da punição sem redenção. Seu nome evoca imagens de reclusão brutal, isolamento extremo e controle estatal absoluto sobre aqueles considerados criminosos irrecuperáveis.
Trump não apenas busca implementar uma política de endurecimento penal, mas também enviar uma mensagem política contundente. O crime nos Estados Unidos será enfrentado com métodos implacáveis.
Em tempos de divisão política e tensões sociais, recorrer a um ícone como Alcatraz pode ser visto como uma forma de capitalizar a nostalgia pela ordem rígida do passado, embora também possa ser interpretado como um gesto populista e autoritário.
Arquivado em: