Enquanto Cuba sobrevive à escassez, Díaz-Canel felicita as mães por “criar e sustentar a vida”

Enquanto as mães cubanas enfrentam escassez, apagões e separação familiar, Díaz-Canel e Bruno Rodríguez as parabenizam do conforto do discurso oficial.


O governante cubano Miguel Díaz-Canel parabenizou neste domingo as mães cubanas com uma mensagem que contrasta com a dura e triste realidade que hoje enfrenta grande parte do país.

“Feliz Dia, Mãe Cubana, mestra da cotidianidade, que crias e sustentas a vida com a paixão e a beleza dos artistas”, escreveu na rede social X.

“Agradecemos por tanto. Aqui vai nosso abraço”, acrescentou o governante, que aparentemente desconhece a dura realidade enfrentada pelas mães a cada dia para “criar e sustentar a vida”, o que se traduz nas dificuldades de levar alimentos à mesa, garantir as roupas e calçados necessários para as crianças, entre muitos outros problemas.

Neste domingo, muitas mães na ilha comemoram seu dia em meio a apagões prolongados, escassez de alimentos e medicamentos, e com famílias fragmentadas pela migração de seus filhos que deixaram o país em busca de melhores oportunidades.

Para milhares de mulheres, o Día das Mães não tem sido sinônimo de celebração, mas sim um dia marcado pela ausência, pela carga de responsabilidades e pela incerteza.

Em numerosos lares, a maternidade continua sendo um ato de sobrevivência diária mais do que uma data de reconhecimento.

A este saludo se sumou também o chanceler Bruno Rodríguez, que escreveu na mesma plataforma: “Calorosas felicitações a todas as mães cubanas, exemplos de amor, resistência, criatividade e sacrifício neste Dia das Mães”.

Pelo menos este funcionário cubano reconheceu, embora em tom romântico, que as mães na ilha são exemplos de resistência, criatividade e sacrifício.

O que não mencionou é quanto mais poderiam dar se vivessem com dignidade e sem tantas carências.

Este domingo, como presente para as mães cubanas, o regime fez um presente especial: a termoelétrica Antonio Guiteras sincronizou este sábado após realizar uma parada para manutenção, para "aliviar" a crise energética em Cuba e para que as mulheres pudessem aproveitar seu dia.

Anteriormente, o governo havia anunciado sua intenção de concluir a manutenção e que o bloco unitário se conectasse ao sistema para melhorar a crise neste domingo.

Perguntas Frequentes sobre a Situação Atual em Cuba e o Discurso de Díaz-Canel

Qual foi a mensagem de Díaz-Canel para as mães cubanas no seu dia?

Díaz-Canel parabenizou as mães cubanas agradecendo-lhes por "criar e sustentar a vida" com paixão e beleza, embora sua mensagem contrasta com a dura realidade que muitas famílias enfrentam na ilha devido à crise econômica e social.

Como vivem as mães cubanas o Dia das Mães em meio à crise?

Muitas mães em Cuba celebram seu dia em condições difíceis, afetadas por apagões, escassez de alimentos e medicamentos, e pela separação familiar devido à migração de seus filhos. Para elas, a maternidade é mais um ato de sobrevivência diária do que uma celebração.

Quais medidas o governo cubano tomou para melhorar a crise energética durante o Dia das Mães?

O governo de Cuba sincronizou a termoelétrica Antonio Guiteras para "aliviar" a crise energética e permitir que as mães pudessem desfrutar do seu dia, embora as dificuldades energéticas continuem a ser um problema constante na ilha.

Como reage a população cubana diante dos discursos oficiais em meio à crise?

A população cubana demonstra um crescente descontentamento e ceticismo em relação aos discursos oficiais, que percebem como desconectados de sua realidade diária. As críticas nas redes sociais e os protestos são um reflexo do desgaste popular diante da falta de soluções concretas.

Arquivado em:

Equipe Editorial da CiberCuba

Uma equipe de jornalistas comprometidos em informar sobre a atualidade cubana e temas de interesse global. No CiberCuba, trabalhamos para oferecer notícias verídicas e análises críticas.

OSZAR »