Uma jovem cubana lançou um alerta aos pais emigrados nos Estados Unidos que têm filhos na ilha, pedindo que evitem enviar-lhes joias ou objetos de valor, diante do aumento de assaltos a menores de idade.
Em um vídeo publicado no TikTok pela usuária @caliope128, a jovem aponta que tem observado um padrão preocupante no comportamento de alguns pais cubanos no exterior. "Tenho visto um comportamento nas pessoas que estão lá nos Estados Unidos em relação aos filhos que deixaram aqui em Cuba. Algumas pessoas, não todas, as vi que enchem seus filhos aqui de joias de ouro. Seus filhos andam altas horas da tarde, altas horas da noite, cheios de correntes de ouro, cheios de brincos, cheios de tudo".
Avisa que essa prática os torna alvos da criminalidade. "Há algo que está acontecendo aqui, que não é segredo para ninguém, que são os assaltos, e estão assaltando pessoas menores de idade, que são as que mais estão nas ruas", alertou.
A jovem instou os pais a refletirem sobre as consequências de suas decisões. "Não é que você não vá dar ao seu filho um presente que ele goste, como uma corrente, mas pense bem no que você vai fazer, pois pode estar colocando seu filho em uma situação embaraçosa, que coloque em risco sua vida."
Além disso, questionou a necessidade de aparentar diante da comunidade. "Vocês não têm que provar nada a ninguém, vocês não têm que mostrar à comunidade se ajudam seu filho ou não. Melhor mandem um combo de comida, isso vai ser muito agradecido", recomendou.
Para ela, alguns pais usam seus filhos como meio de exibir prosperidade. "Muitos pais, lamentavelmente, estão nos Estados Unidos, têm os filhos aqui em Cuba e os enchem de joias de ouro como para mostrar aos outros, aos vizinhos, que eles têm seus filhos aqui muito bem cuidados. Cuidado, porque você pode estar colocando seu filho na corda bamba. Há muita gente mal-intencionada, e observam quem são os que recebem de lá e quem não recebe".
Terminou sua mensagem pedindo responsabilidade: "Tome meu conselho e chame-se à consciência. Saudações e bênçãos a todos".

As reações ao vídeo apoiam o aviso da jovem. Vários usuários concordaram que os roubos a menores se tornaram frequentes e manifestaram que preferem enviar coisas úteis antes de expor seus filhos ao perigo.
Uma usuária afirmou que sua filha tem proibido sair com o telefone “porque até por isso assaltam”. Outra mãe destacou que não envia joias para seu filho porque não quer “colocar a vida do meu filho em risco”. Outros comentários classificaram o conselho como acertado e agradeceram pela reflexão. Também foi mencionado que “isso sempre aconteceu, mas agora está pior”, e que muitas crianças são pressionadas a se comparar com as outras pelo que estão usando.
A insegurança cidadã em Cuba tem aumentado nos últimos anos, em meio a uma crise econômica que tem incentivado o roubo como forma de sobrevivência para alguns setores. As redes sociais e meios independentes têm documentado múltiplas denúncias de assaltos, muitos deles dirigidos a menores que exibem itens caros como celulares, bicicletas elétricas ou joias. Nesse cenário, a preocupação em proteger os mais jovens se tornou uma prioridade para muitas famílias, tanto dentro quanto fora do país.
Arquivado em: