O presidente Donald Trump reforçou nas últimas horas o direito à “livre iniciativa” e atacou o socialismo.
Trump compartilhou no Truth Social neste domingo duas citações oportunas: uma do ex-primeiro-ministro britânico, Winston Churchill; e outra do ex-presidente norte-americano, Ronald Reagan, que abordam as consequências do socialismo.
“O socialismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja... A virtude inerente do socialismo é a divisão equitativa das misérias”, disse Churchill.
No caso de Reagan, o ex-presidente republicano indicou que “O socialismo só funciona em dois lugares: no céu, onde não é necessário, e no inferno, onde já o têm”.

A congressista cubano-americana, María Elvira Salazar, rapidamente repercutiu em suas redes sociais a publicação do presidente americano.
“O socialismo só deixa MISERIA, repressão e MORTE. É uma ideologia fracassada que merece estar no lixo da história. Por isso, nunca descansarei em defender aqueles que fogem desse pesadelo ao redor do mundo”, escreveu a legisladora republicana no X.
A opinião de Trump sobre o socialismo
Embora desta vez tenha utilizado palavras de outros líderes mundiais, desde seu primeiro mandato o líder republicano fez referência mais de uma vez aos males do socialismo.
“O socialismo promete prosperidade, mas entrega pobreza. O socialismo promete unidade, mas entrega ódio e divisão. O socialismo promete um futuro melhor, mas sempre retorna aos capítulos mais sombrios do passado. Isso nunca falha; sempre acontece”, disse em fevereiro de 2019 durante uma visita à Universidade Internacional da Flórida (FIU).
"O socialismo é uma ideologia triste e desacreditada, enraizada na total ignorância da história e da natureza humana. Por isso, o socialismo, eventualmente, sempre dá lugar à tirania. Os socialistas professam um amor pela diversidade, mas sempre insistem na conformidade absoluta", acrescentou.
Suas palavras causaram grande impacto naquele momento e viralizaram novamente em novembro de 2024, poucos dias após ser eleito para seu segundo mandato presidencial.
Arquivado em: